quinta-feira, 21 de abril de 2016

5 Passos para vender Patchwork On-line com Eficiência

Como faço muitas vendas pela internet e Whats App, eu tenho uma política de trabalho que me ajuda a manter um atendimento eficaz:

Normalmente é o cliente que entra em contato comigo por indicação ou por que viu foto na internet (facebook, blog ou site) e gostou.

1 - TRIAGEM:

No primeiro contato com o cliente aproveito para conhecê-lo e saber exatamente o que ele quer. Esse é o processo de triagem.

Faço perguntas bem específicas sobre o produto que ele deseja. Cor, tamanho, com qual técnica de patchwork ele quer, se ele não souber dizer o nome da técnica, eu mando várias fotos pra ele com técnicas diferentes pra ele escolher um estilo.

Aí eu digo pra ele que pode escolher independente da cor, que é mais pra saber o estilo mesmo;

Depois que ele escolhe a foto que mais gostou, envio várias outras fotos de referência somente do estilo que ele escolheu, daí já vai afunilar o que ele deseja;

Peço também pra ele falar o que mais gostou e o que não gosta de jeito nenhum, por exemplo: Tenho uma cliente que não gosta de rosa de jeito nenhum, e eu descobri isso nesse tipo de troca de referências (brain storm de imagens);

2 - ORÇAMENTO:

Com a foto referência escolhida, passo um orçamento do que ele escolheu por e-mail, para nós dois termos registrado o que foi combinado. Deixando claro quando iniciarei o projeto e qual a data de entrega a partir da confirmação do pedido.

Orçamento aprovado passamos pra escolha dos do projeto já nas cores que ele quer, as vezes o cliente só sabe o estilo e não tem ideia das cores que quer, então eu monto vários composês de tecidos de cores diferentes pra ele escolher. O bom de montar o composê é porque os tecidos do composê se complementam então já existe uma combinação pré-estabelecida

Dica: Caso não tenha estoque de paninhos em casa, você pode fazer isso tudo de dentro da loja de tecidos. Pode trocar mensagens com o cliente e ir identificando o que ele quer, normalmente mostro em um dia e só compro depois do pagamento da entrada, isso me ajudou a economizar quando ainda não tinha dinheiro pra investir em todos os paninhos que queria;

3 - CONFIRMAÇÃO DE PEDIDO:

Com tudo escolhido peço uma confirmação de pedido, que é feito através do depósito de uma entrada de 50% do valor do projeto, é uma forma de você ficar protegido em caso de desistência (pois vai precisar comprar o material que ele escolheu);

4 - GARANTIA:

O que combino com o cliente é que ele deposita os 50% de entrada, eu faço o projeto que ele pode acompanhar pelo instagran, facebook e whats app, depois de finalizado eu fotografo tudo e envio pra ele as fotos, se ele aprovar deposita os outros 50% + Frete, se ele não aprovar eu me comprometo em devolver os 50% da entrada SOMENTE SE eu conseguir vender o projeto pra outra pessoa! 


Observação 1: Nunca aconteceu de eu precisar tentar vender pra outra pessoa porque invisto bastante tempo na Triagem, mas acho importante dar essa possibilidade para o cliente.

Observação 2: No caso de projeto personalizado é muito difícil achar um segundo comprador em caso do cliente não gostar. Deixe claro para o cliente que se for querer tudo com nome é importante saber que não vai haver possibilidade de devolução, porque é muito difícil achar outra pessoa com o mesmo nome e que goste das mesmas coisas... TRANSPARÊNCIA É TUDO!

5 - CONTRATO:

Eu envio para o cliente, antes dele fazer o depósito, um tipo de contrato com tudo especificado, material que irei usar, foto de referência, paleta de cores que ele escolheu, preço e conta onde ele deve fazer o depósito. Isso mostra profissionalismo, o cliente se sente seguro pois tem um documento em PDF que garante que eu irei entregar o que ele escolheu.

Depois desses passos é só sentar e produzir pra entregar tudo como o cliente quer e dentro do prazo, caso consiga entregar antes é ainda melhor. Coloque um prazo com folga de dias, pois você pode precisar!!!

Me conta nos comentários se essas dicas são úteis pra você como têm sido pra mim!!!

Beijos!!!



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