quinta-feira, 21 de abril de 2016

5 Passos para vender Patchwork On-line com Eficiência

Como faço muitas vendas pela internet e Whats App, eu tenho uma política de trabalho que me ajuda a manter um atendimento eficaz:

Normalmente é o cliente que entra em contato comigo por indicação ou por que viu foto na internet (facebook, blog ou site) e gostou.

1 - TRIAGEM:

No primeiro contato com o cliente aproveito para conhecê-lo e saber exatamente o que ele quer. Esse é o processo de triagem.

Faço perguntas bem específicas sobre o produto que ele deseja. Cor, tamanho, com qual técnica de patchwork ele quer, se ele não souber dizer o nome da técnica, eu mando várias fotos pra ele com técnicas diferentes pra ele escolher um estilo.

Aí eu digo pra ele que pode escolher independente da cor, que é mais pra saber o estilo mesmo;

Depois que ele escolhe a foto que mais gostou, envio várias outras fotos de referência somente do estilo que ele escolheu, daí já vai afunilar o que ele deseja;

Peço também pra ele falar o que mais gostou e o que não gosta de jeito nenhum, por exemplo: Tenho uma cliente que não gosta de rosa de jeito nenhum, e eu descobri isso nesse tipo de troca de referências (brain storm de imagens);

2 - ORÇAMENTO:

Com a foto referência escolhida, passo um orçamento do que ele escolheu por e-mail, para nós dois termos registrado o que foi combinado. Deixando claro quando iniciarei o projeto e qual a data de entrega a partir da confirmação do pedido.

Orçamento aprovado passamos pra escolha dos do projeto já nas cores que ele quer, as vezes o cliente só sabe o estilo e não tem ideia das cores que quer, então eu monto vários composês de tecidos de cores diferentes pra ele escolher. O bom de montar o composê é porque os tecidos do composê se complementam então já existe uma combinação pré-estabelecida

Dica: Caso não tenha estoque de paninhos em casa, você pode fazer isso tudo de dentro da loja de tecidos. Pode trocar mensagens com o cliente e ir identificando o que ele quer, normalmente mostro em um dia e só compro depois do pagamento da entrada, isso me ajudou a economizar quando ainda não tinha dinheiro pra investir em todos os paninhos que queria;

3 - CONFIRMAÇÃO DE PEDIDO:

Com tudo escolhido peço uma confirmação de pedido, que é feito através do depósito de uma entrada de 50% do valor do projeto, é uma forma de você ficar protegido em caso de desistência (pois vai precisar comprar o material que ele escolheu);

4 - GARANTIA:

O que combino com o cliente é que ele deposita os 50% de entrada, eu faço o projeto que ele pode acompanhar pelo instagran, facebook e whats app, depois de finalizado eu fotografo tudo e envio pra ele as fotos, se ele aprovar deposita os outros 50% + Frete, se ele não aprovar eu me comprometo em devolver os 50% da entrada SOMENTE SE eu conseguir vender o projeto pra outra pessoa! 


Observação 1: Nunca aconteceu de eu precisar tentar vender pra outra pessoa porque invisto bastante tempo na Triagem, mas acho importante dar essa possibilidade para o cliente.

Observação 2: No caso de projeto personalizado é muito difícil achar um segundo comprador em caso do cliente não gostar. Deixe claro para o cliente que se for querer tudo com nome é importante saber que não vai haver possibilidade de devolução, porque é muito difícil achar outra pessoa com o mesmo nome e que goste das mesmas coisas... TRANSPARÊNCIA É TUDO!

5 - CONTRATO:

Eu envio para o cliente, antes dele fazer o depósito, um tipo de contrato com tudo especificado, material que irei usar, foto de referência, paleta de cores que ele escolheu, preço e conta onde ele deve fazer o depósito. Isso mostra profissionalismo, o cliente se sente seguro pois tem um documento em PDF que garante que eu irei entregar o que ele escolheu.

Depois desses passos é só sentar e produzir pra entregar tudo como o cliente quer e dentro do prazo, caso consiga entregar antes é ainda melhor. Coloque um prazo com folga de dias, pois você pode precisar!!!

Me conta nos comentários se essas dicas são úteis pra você como têm sido pra mim!!!

Beijos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário