quarta-feira, 20 de abril de 2016

8 Dicas sobre: Como receber Críticas? - Sou Artesã

Boa Noite Pessoas!

Esse post tem algumas informações super importantes pra você que é artesã. A primeira delas é:

- MESMO COM TODO ESFORÇO DA SUA ALMA DE ARTESÃ: VOCÊ VAI OUVIR CRÍTICAS;

É verdade gente, sabe aquele projeto que você conversou com a cliente pessoalmente, o cliente escolheu os tecidos, você confirmou, mandou foto de referência pelo Whats App, ligou pra ele de novo, conversou mais um pouco, desenha pra ele, espera aprovação e no fim das contas na hora da entrega ele fala que não gostou... você sabe do que eu estou falando não sabe?

Pois é, uma coisa bem incomoda, mas que é totalmente possível de acontecer! Já aconteceu com você minha amiga artesã? Meio complicado isso né? O que fazer?

O pior é quando você orienta e tenta falar com o cliente, com toda a delicadeza do mundo, que aqueles tecidos juntos não vai ficar muito legal, que seria mais interessante outra cor ou outra estampa e, mesmo assim, ele insiste...aí no fim das contas fica estranho mesmo e o cliente, que fez questão de escolher os tecidos, não gosta e fala que você que não soube trabalhar com os tecidos que ele escolheu, quando na verdade não existe uma harmonização entre as estampas...

Enfim...

Quando o cliente amado escolhe o tecido descombinante mas na hora da entrega ele ama: Tudo ótimo, ele ficou satisfeito!!! Mas quando não gosta é problema!

- COMO PROCEDER NUMA SITUAÇÃO DESSAS? Tenho 8 Dicas que aprendi na prática pra te dar:



1 - MANTENHA UM RELACIONAMENTO PROFISSIONAL COM O CLIENTE - Em todo o tempo trate-o como você gostaria de ser tratado, o bom atendimento marca a clientela;

2 - ESTEJA ATENTO A TUDO O QUE FALAR  - Você não é apenas uma artesã, você é uma FABRICANTE DE SONHOS, você é aquela pessoa que vai trazer para o mundo material a ideia do seu cliente.  Para o que está na cabeça dele ser feito do jeito que ele imagina, você precisa TRADUZIR as palavras dele e TRANSFORMÁ-LAS em um produto palpável.

3 - SE ELE NÃO FECHAR APÓS O ORÇAMENTO TRATE-O BEM MESMO ASSIM - Não fique chateada porque você passou um tempão conversando com ele e trocando fotos e ele não encomendou. Se você tratá-lo bem, mesmo que o atual projeto não seja feito, ele vai voltar e comprar outra coisa com você, ou ainda melhor: Vai te indicar pra outras pessoas por causa do bom atendimento.

(Eu faço pelo menos 5 orçamentos por semana que não são fechados, mas fidelizo os clientes por causa do atendimento)

4 - SE O CLIENTE NÃO GOSTAR E TE CRITICAR - Respire fundo bem devagar antes de falar qualquer coisa, isso vai te ajudar a não pular no pescoço dele.... kkkkk.... depois de respirar, vai perguntando o que exatamente ele não gostou, ESCUTE tudo o que ele falar, inclusive incentive-o a falar mesmo, só o fato de você ouví-lo já demonstra maturidade e segurança. É difícil, eu sei, mas use os erros como um banco de dados que vai te ajudar nas próximas vendas...

5 - Depois que o cliente for embora, ANALISE tudo o que ele falou, pois, infelizmente, tem pessoas que criticam por outros motivos, tipo: Não está com dinheiro pra pagar o restante da encomenda e prefere falar que não gostou do que assumir que não tem controle financeiro; ou ainda levou uma amiga na hora de buscar a encomenda que tem um gosto diferente do dela, a amiga fala que não gostou e o cliente e não tem identidade pra dizer pra amiga o que já tinha falado com você... que tinha amado!

6 - Mas na maioria das vezes a CRITICA vem por algum motivo sério: Analise se você realmente não tem parcela de culpa:  Exemplo: O cliente disse que não gosta de laço e você colocou mesmo assim porque você gosta; Ou ele pediu pra não colocar xadrez e você colocou, sem perguntar pra ele, porque o poeirinha da foto de referência não estava disponível; Ou ainda ele pode ter dito que queria tudo do bom e do melhor e em vez de você fazer o projeto dele com Tricoline 100% algodão você usou textolen de qualidade duvidosa.

7 - Faça sempre o que o CLIENTE GOSTA mesmo que não seja o que você gosta. Algo muito sério que eu aprendi nesses anos de arteira foi:
                       

TAMANHOS E CORES SÃO RELATIVOS!!!1
(O que é grande pra mim, pode ser médio pra você: peça tudo em centímetros que a chance de errar diminui e o amarelo gema que eu enxergo pra você pode ser ocre...vai saber em qual tabela você aprendeu o nome das cores...kkkk)!

e

NÃO EXISTE FEIO E BONITO, EXISTEM GOSTOS DIFERENTES QUE FAZ PARTE DE CASA PESSOA!!!
(Respeite as pessoas que tem o gosto diferente do seu e aprenda a apreciar e analisar as diferenças)


8 - O mais importante é NÃO PERDER AS ESTRIBEIRAS, ouça veja onde errou e EVOLUA, depois de um tempo você tira de letra essas criticas, vai receber numa boa. Não pare de costurar porque um cliente não gostou, continue a nadar nesse mundão de Deus que tem mar cheio de arte pra todos mundo!!!

Espero que essas dicas gigantes sejam úteis pra você! Deixa comentário!

Beijos

Fabielle


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